Seja Bem Vindo!!

"A prática da Inclusão Social repousa em princípios até então considerados incomuns, tais como: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro de uma diversidade humana, a aprendizagem através da cooperação (...), portanto, é um processo que contribui para um novo tipo de sociedade através da transformação (...) quanto mais sistemas comuns da sociedade adotar a inclusão social, mais cedo se completará a construção de uma verdadeira sociedade para todos - a sociedade inclusiva."


(SASSAKI, 1997, p. 41-42)





Que todos os espaços estejam abertos ao diálogo e à compreensão da nossa igualdade de dignidade e direitos e das nossas diferenças quanto à singularidade de cada ser humano!







Um Grande Abraço da Família Apaeana!



MISSÃO

Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Estimulação Precoce
Objetivo : Propiciar à criança, nos seus primeiros anos de vida, experiências significativas para alcançar pleno desenvolvimento no seu processo evolutivo, respeitando os aspectos sócio-afetivo, cognitivo e psicomotor
Resultados obtidos : Visando sempre o estreitamento de laços de confiança e comprometimento da família com o tratamento, várias intervenções são realizadas, como reuniões, atendimentos individualizados, visitas domiciliares, encaminhamentos para exame, assim como a participação em eventos, festividades e promoções da Instituição. Todo o universo estabelecido em tratamento passa por etapas , onde se inicia com a família e a criança em atendimento, para restabelecer os vínculos parentais. Aos poucos, com a independência da criança, o fortalecimento dos seus laços, se fazem duplas, em atendimentos, e na continuidade, pequenos grupos, que se caracterizam pela abordagem de Maternal, onde se trabalham questões socializadoras e de autonomia.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Objetivo : Proporcionar ao educando um ambiente saudável, que estimule o desenvolvimento de suas potencialidades sócio- afetivas , psicomotoras e cognitivas , oportunizando a manifestação de sua autonomia, senso crítico e criatividade, respeitando as suas fases, em todas as áreas de desenvolvimento.

Resultados obtidos : O resultado está relacionado com a inserção social e habilidades que vem sendo conquistadas. É através de uma palavra dita, de uma expressão que se enriquece , da autonomia para a realização de atividades, de um sorriso que nos fala mais que frases, do cuidado entre os coleguinhas, do prazer em pintar, brincar, em conhecer uma historinha, de se alimentar sozinho, de manifestar cuidados com sua "aparência", do conhecimento de símbolos usados (letras e números) e como se transformam em tantas coisas. Estes, são somente alguns caminhos que se seguem para o rumo de aprendizagem .


 1. ª em série (níveis )
Objetivo : Proporcionar um ambiente desafiador, onde o aluno tenha condições de desenvolver suas potencialidades físicas, sócio-afetivas e intelectuais, oportunizando assim, a manifestação da autonomia, do senso crítico e de responsabilidade para que se efetuem as expectativas próprias de sua fase, no processo de construção do seu conhecimento.

Resultados obtidos : Com a proposta de promover condições favoráveis para o processo de construção do conhecimento, objetivando a inclusão dos alunos na rede regular de ensino, contamos com projetos diversificados, oficinas de dança, atividades de teatro, literatura, educação física, educação artística, canto, bem como, atendimento psicológico e fonoaudiológico, avaliãções individuais e acompanhamento de cada aluno.

ACOMPANHAMENTO EDUCACIONAL


Objetivo : Oferecer atividades em consonância com o programa da Escola Regular e da APAE, a fim de acompanhar, orientar e esclarecer dificuldades apresentadas no processo de aprendizagem do aluno.

Resultados obtidos : Acompanhar a inclusão é a sistemática deste segmento do Setor da Apae de Sapucaia do Sul. Mesmo antes das determinações da nova LDB, nossa Escola executa a ação, há vários anos, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, sempre avaliando e encaminhando os alunos à rede regular de ensino, proporcionando apoio pedagógico, psicológico e nas áreas que forem necessárias, extensivo aos familiares que estimulam e apóiam o desenvolvimento do aluno. Também mantemos contatos regulares com as escolas parceiras, através de reuniões, palestras e visitas realizadas pela equipe técnica da Instituição, como forma de estabelecer a segurança e tranqüilidade necessária à aprendizagem para todos os envolvidos neste processo.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Objetivo : Proporcionar aos alunos uma formação integral em diferentes áreas, para o desenvolvimento de tarefas e/ou preparação para o trabalho, através do programa integrado com a Oficina Pedagógica, desenvolvendo potencialidades de cada aluno.
Resultados obtidos : O currículo voltado para construção de habilidades básicas (como leitura de placas, conhecimento do sistema monetário...) e de gestão (trabalhar em equipe, adquirir autonomia...), a partir de temas geradores, valorizando as vivências dos alunos, suas necessidades e interesses, adquirida ao longo de sua vida escolar e social.
São realizadas atividades diversificadas para desenvolver habilidades e competências que sejam úteis no dia- a-dia do aluno. Trabalhando a história de vida, no contexto em que estão inseridos, vorizando o que cada um traz, elevamos sua auto-estima e percepção do mundo.

OFICINA PEDAGÓGICA
Objetivo : Preparar e habilitar o aluno para desenvolver aptidões individuais, através de atividades que possibilitem maior independência possível para o mercado de trabalho ou alguma atividade que possam exercer através de trabalho autônomo.

Resultados obtidos : Os alunos realizaram tarefas onde puderam demonstrar seus interesses dentre várias atividades pré-profissionalizantes. A seguir passaram por fases de adaptação, treinamento e produção, com técnicas de trabalhos específicos, conforme escolha e potencial desenvolvido por cada aluno. Os alunos participaram de vários eventos da comunidade, envolvendo empresas, escolas... Como resultado do programa implementado, dos realizamos encaminhamento dos aprendizes aptos, para sua colocação no mercado de trabalho.